web maker

RELAÇÕES COM OS SÓCIOS:
COMO ESTABELECER LIMITES? 


Para evitar o efeito camarão dentro da sua empresa você precisa deixar as paixões de lado e compreender que a modelagem de um negócio é um exercício puro de lógica, principalmente quando o assunto é escolha e manutenção dos sócios.  

Como assim efeito camarão? Explico. Experimenta comprar um quilo de camarão congelado no supermercado e fritá-lo, quando você terminar vai perceber que não restou nem 200 gramas para comer. Há um deságio gigante entre o que foi adquirido e o que será consumido.

Nos últimos dez anos advoguei para diversas empresas e percebi que a escolha dos sócios passa pelo mesmo processo. Há um gritante deságio entre as expectativas geradas com a chegada do sócio e o que de fato ele trouxe de vantagens para a empresa.

Se você ainda não passou por isso, acredite, é mais comum do que imagina e nenhum empreendedor ou empreendedora está imune a esse fenômeno. Por isso, aprenda a se prevenir.

Ruídos societários surgem por falta de alinhamento entre expectativas e realidade, o que pode gerar um grande problema para o negócio e demais sócios. A prevenção começa ainda na escolha dos sócios. Você tem parâmetros bem definidos para essa escolha? Não? Comece a tê-los.

Em primeiro lugar a sua empresa não é cabide de emprego para amigos e parentes. Por isso, antes de propor sociedade para seu cunhado verifique se ele tem habilidades e personalidade complementares à sua. Se não tiver, você vai acrescentar mais do mesmo na sua empresa e, além de não dar certo, provável também que perca o ente querido.

Encontrou um pretenso sócio que vai agregar muito ao seu negócio, defina previamente as regras do jogo de forma clara e coloque-as em um contrato. Mas isso pode não ser suficiente, minha sugestão é que você estabeleça um período de experiência para que ambos possam analisar se a manutenção da sociedade vale a pena.

Os contratos de vesting, com cláusula de Cliff, são ótimos instrumentos para regularizar a relação com os sócios. É nessa modalidade de contrato que você, empreendedor ou empreendedora, estabelecerá um período de experimentação, permitindo com que o pretenso sócio vá adquirindo direito ao equity societário paulatinamente, com o passar dos meses.

Mas tudo isso pode não ser suficiente porque não garante os resultados prometidos pelo pretenso sócio. E uma empresa vive de resultados, correto? Por isso, não abra mão de um instrumento societário importantíssimo: o manual de cargos e atividades, com métricas de resultados muito bem definidas.

Aqui a regra é clara, atingiu os resultados? Tem direito a aquisição societária. Não alcançou? Perde o direito ao equity. Com essa medida é possível reduzir significativamente os riscos do efeito camarão dentro do seu negócio.

E-mail: contato@academiadestartups.com.br 
Telefone: (31) 99987-0589.